sábado, 19 de março de 2011

Vídeos da Capacitação no Setor Ipiranga

O que não se faz quando temos os olhos atentos a tudo que está a nossa volta...Conseguimos transformar muitas coisas em um divertido acompanhamento. Parabéns Karla, Flávia e Eliana.

Criatividade a toda prova. Usando como recurso apenas o corpo, Terezinha, Uilma, Silvana e Alva nos surpreenderam com tanta criatividade. Rimos muuuuito. Parabéns!

`

É só brincarmos para ver como é divertido. Parar com a brincadeira de roda só quando se tem um planejamento com tempo limitado para cada atividade... Parabéns Silvana, Rinalda e Eugênia.

Vera Lúcia Figliuolo

Completou-se...
Como já havíamos informado, hoje no dia 19/03/2011, dia de São José protetor das famílias, completou-se a capacitação de Capacitador da Ação Brinquedos e Brincadeiras que teve seu início em Fevereiro no Setor Ipiranga.
Nos divertimos muito com a nossa oficina de brinquedos, a criatividade aflorou com muita graça e descontração. Apareceu de tudo desde caminhão a boneca e violão.
Para alegrar ainda mais nossas horas, estiveram conosco duas lindas crianças, filhas de Alva e Uilma, nossos termómetros queridos.
Quero agradecer a Maria do Rosário Coordenadora Arquidiocesana de São Paulo e Márcia do Projeto Empregadas Domésticas, por nos surpreenderem com um delicioso almoço e ao Josué que lá também esteve para dar uma mãozinha.
Um abraço carinhoso a todos.
Vera Lúcia Figliuolo

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Por amor as crianças...


No dia 24 de Fevereiro de 2011 no Setor Belém aconteceu a primeira reunião do ano da Pastoral da Criança com os coordenadores de ramo, e das ações complementares e opcionais.

E as crianças é que saíram ganhando. Brinquedos e Brincadeiras esteve lá e pôde presenciar o vigor e a vontade de cada um em continuar o trabalho da Pastoral da Criança que é levar vida em abundância para todas as crianças(Jo 10,10) onde quer que elas estejam.

A coordenadora do Setor Belém Cida e da Arquidiocese Maria do Rosário, organizaram tudo com muito carinho, e deu certo.Problemas foram resolvidos, avisos foram dados e experiências trocadas, trazendo assim mais proximidade e aprendizado a todos nós.

Parabéns Setor Belém!
Vera Figliuolo

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Palavras da Dra. Zilda Arns Neumann
"A você, brinquedista, o "anjo da guarda" das brincadeiras das crianças desejo, com muito carinho, que possa incentivar e guardar "os caminhos do brincar" na sua comunidade". No dia 19 de março (dia de São José) de 2011 às 8:00h. Local Rua Tabatinguera (casa da Pastoral da Criança), próximo a Igreja Nossa Senhora da Boa Morte, Acontecerá uma oficina de brinquedos de sucatas.
Telefonem para quem não tem email e avisem a Alva que o email que eu passei para ela voltou.
Encontro vocês lá!
Vera Figliuolo

sábado, 12 de fevereiro de 2011

A Pastoral da Criança pode comemorar mais uma vitória.












Está acontecendo nos dia 12 e 13 de fevereiro na Casa de Encontro Sagrada Família, no setor Ipiranga, uma capacitação para Capacitador de Brinquedos e Brincadeiras.






A integração do SPI (Arquidiocese de São Paulo) e o SPII está sendo de uma riqueza sem igual. Participantes com muita vontade de alavancar a Ação em seus setores







Para Rinalda (setor Bebém) a capacitação além de aflorar a criança dentro da gente está nos unindo com outros setores trazendo um ganho de experiências muito grande, por conta de realidades diferentes.



Eugênia (setor Ipiranga) muito entusiasmada reconhece agora que para atuar como brinquedista não basta apenas gostar de criança, afinal, todos os que atuam na Pastoral já gostam das mesmas, mas, gostar de brincar, de se sentir responsável por este brincar é um dos pré-requisitos principais para um bom brinquedista.





Flávia (Setor Sé)com sua simpatia e alegria nos fez dar muitas risadas.



Eliana, (Setor Brasilândia) tida como solidária para a s suas colegas de capacitação, dividiu com todas nós seu delicioso presente com muita satisfação.

Pouco antes de terminar nossa capacitação, quando menos esperávamos adentraram a sala duas lindas crianças correndo e nos deixando pasmas com tanta espontaneidade e alegria ao verem sua mãe Flávia. E posar para as fotos
foi mais uma graça a parte







Ai está toda turma na ordem da esquerda para direita: Alva(SPI)- muito meiga, Rinalda (SPI)- a ponderada, Karla (SPII)- a extrovertida, Uilma (SPII)- a corajosa, Silvana (SPII)- a calma habita aí, Flávia (SPI)- alegre/ feliz, Eliana (SPI)- falante solidaria, Eugênia (SPI)- a simpatia em pessoa, Silvana(SPI)- muito amada/inteligente, Terezinha(SPII)- elegante e criativa e por fim Vera a capacitadora destas mulheres meigas,ponderadas, extrovertidas, corajosas, calmas,alegres, solidárias, simpáticas, amadas, inteligentes, elegantes, criativas, mas, acima de tudo VENCEDORAS.

Meu recado para vocês minhas novas e antigas queridas. Sei que tudo que falamos, ouvimos, vimos e vivemos nesta capacitação não foi em vão. Pois foi muito fácil perceber em cada uma, as crianças da Pastoral enraizadas dentro de vocês e a consciência da importância do brincar na vida delas.E de como vocês poderão ajudar as famílias das crianças e líderes da Pastoral também a entender isso.

Como um pedido a Deus para este início de trabalho deixo para vocês o Salmo 67

"Que Deus nos dê a sua graça e a sua bênção, e sua face resplandeça sobre nós!Que na terra se conheça o seu caminho e a sua salvação por entre os povos".

Como muito carinho e já com muitas saudades!

Vera Figliuolo

sábado, 18 de setembro de 2010






SETOR SANTANA SE RENDEU AS BRINCADEIRAS


Nos dias 11 e 12 de setembro de 2010 na paróquia de Santo Antonio dos Bancários houve uma capacitação de Brinquedos e Brincadeiras, juntamente com a boa vontade , jovens e não tão jovens brincaram pra valer.


Quero agradecer a Cida e a Ivone da Paróquia Santo Antonio do Lausanne que deixaram suas famílias e foram nos deliciar com seus maravilhosos dotes culinários.

Um beijo a todos!
Vera Lúcia Figliuolo

sexta-feira, 2 de julho de 2010

PRECISOU ACABAR PARA PODER COMEÇAR


No dia 27/06/2010 foi o último dia da nossa capacitação no Setor Ipiranga (SPI).
O que vi, muito me agradou e me deixou bastante otimista em relação a Ação naquele Setor.
Na Capacitação havia 12 participantes e 12 ouvintes (pessoas que ajudarão os brinquedistas, o que chamamos de brincadores). O Setor está mesmo fazendo Pastoral da Criança e mostra pra nós que todas as Ações são importantes e se completam. Na nossa capacitação teve uma outra Ação nos ajudando. E sabe qual era? Alimentação enriquecida, além da comida pra lá de boa, ainda conseguiu ser de baixo custo, e as pessoas que a fizeram são tão maravilhosas que explicavam o que era cada prato com toda paciência do mundo. Parabéns!